Go to Top

Lidere pelo exemplo

Liderar é obter resultados com o desempenho dos outros. Uma tarefa nada fácil no mundo moderno, lidando com pessoas cada vez mais diferentes, preparadas e ao mesmo tempo precisando de líderes eficazes que dizem qual o melhor caminho a ser percorrido.

Um líder precisa ser um comandante, e com O MANCHE em suas mãos dar as coordenadas para toda a equipe seguir com segurança, entusiasmo e confiança que o resultado será alcançado. Os elementos do Manche são passos essenciais para uma grande liderança.

O – Otimismo

M– Maturidade
A– Ação
N– Naturalidade
C– Criatividade
H– Honestidade
E– Exemplo

Otimismo, um líder tem que acreditar que é possível, pois o seu exemplo irá arrastar todos os seus liderados. Otimismo sem motivação está morto. A motivação é necessária para uma equipe aceitar ideias, projetos, mudanças, e conquistar os resultados necessários. Otimismo e realismo precisam andar juntos. Se o barco estiver afundando seja inteligente e salve sua tripulação, é melhor usar o barco salva vidas do que perder um membro da equipe. A força do otimismo tem que estar no coração e na mente do líder, ele precisa deixar este sentimento bem claro para sua equipe, pois a clareza é fundamental em um ciclo de liderança e confiança.

Maturidade não tem idade. Não podemos confundir pessoas maduras com pessoas de mais idade. Maturidade está ligada ao conhecimento, e para se ter o conhecimento de sua função e liderança não precisa ter 100 anos. Já vi muitas pessoas de alta idade que não conseguiram desenvolver uma maturidade necessária para ser líder, como já vi muitos jovens lideres que com força de vontade, entusiasmo e conhecimento chegam a uma maturidade necessária para guiar uma equipe. O desafio desta maturidade é equilibrar dois pontos importantes na vida de um líder: razão e emoção. Estes dois sentimentos é necessário para uma liderança exemplar. Enganam-se aqueles que acham que um líder sempre tem que agir com a razão, pois se tornará um líder frio, sem sentimentos, e temos sempre que lembrar que lideramos pessoas. Por outro lado, não podemos sempre ser emotivos, mas ter a emoção necessária para entender quando um liderado precisa de um amigo, ao invés de um líder. Costumo dizer que líder tem que ter coração mole (emoção), mas pulso firme (razão). O equilíbrio entre estes dois sentimentos fará com que você tenha a maturidade necessária para conduzir sua equipe.

Ação é o combustível da liderança. Atualmente aquela visão de um chefe sentado em uma mesa mandando e desmandando está totalmente fora do perfil do líder moderno. O líder precisa estar junto de sua equipe, conhecer os processos, métodos, agir junto, com voz de comando ativa, porém, com autoridade e não com poder. O poder vem de fora para dentro, é um cargo, uma posição ocupada por alguém que na maioria das vezes não está preparado para exercer com maestria sua função. A autoridade se conquista com o exemplo. Por isso que a ação é fundamental para mostrar que possui a autoridade sobre o assunto. O líder está com o manche em suas mãos, com o controle da situação, ele precisa sempre agir demonstrando para sua equipe esta força. Agir é a primícia básica de uma liderança eficaz.

Naturalidade vem de dentro. Alguns acreditam que a pessoa já nasce líder, porém, esta frase não pode ser considerada como verdade absoluta. Um líder pode ser desenvolvido, com base em três sábias palavras: conhecimento, amor e exemplo. A era do vai assim mesmo tem que acabar. Um líder não pode aceitar uma situação desta maneira. Por isso que podemos desenvolver grandes líderes, se desenvolverem o conhecimento necessário para orientarem outras pessoas, se se amarem de coração o que faz, e for um grande exemplo para os demais da equipe, com certeza será um grande líder. A naturalidade da liderança é necessária para transmitir a equipe a confiança e segurança necessária para obter um “sim” de toda a equipe. Não adianta fazer as coisas forçado, sem gostar, sem emoção e razão. A equipe logo vai perceber, e sua liderança estará ameaçada. Ame o que você faz e será um líder inspirador.

Criatividade para liderar é essencial. O líder moderno é aquele que consegue enxergar mais longe que os demais. Em algumas empresas os lideres são chamados de supervisores. Se separarmos esta palavra teremos: super + visão. O líder precisa ser criativo para enxergar mais longe que todos os outros, e encontrar as soluções necessárias para cada situação. Por outro lado o líder moderno não pode ser centralizador, e sim capacitador, ou seja, capacitar sua equipe para desenvolver as habilidades necessárias para o resultado. O líder tem que ser humilde e ouvir toda a equipe, em muitas das vezes a solução não está com ele, mas sim com a equipe, pois a equipe vive muito mais o processo que o líder, e a criatividade para solucionar qualquer situação deve ser em conjunto, ou seja, líder e equipe, pois juntos sempre serão mais fortes. Ninguém é mais forte sozinho do que todos nós juntos!

Honesto é dever e não qualidade. Você só vai conquistar sua equipe se for honesto com os seus liderados. A clareza e honestidade são fundamentais para fazer com que a equipe acredite em sua liderança. Quando um líder é honesto ele consegue transmitir para a equipe a segurança necessária para conduzi-los pelos caminhos corretos que irão gerar resultados extraordinários. Quando um líder não é honesto com sua equipe ele está se auto enganando, pois a equipe sente a falta de honestidade e automaticamente estão descontentes com este tipo de liderança. A honestidade é um dos elementos mais importantes do Manche, pois ela irá ajudar a manter a estabilidade, segurança e confiança do grupo.

Exemplo, por fim nosso Manche está completo. Chegamos a maior virtude de um líder. Liderança é pelo exemplo, pois, as palavras convencem, mas o exemplo arrasta. Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço acabou. Este estilo de liderança está mais que atrasada, está ultrapassada. As pessoas querem ser lideradas por pessoas de exemplos. Aqueles lideres que mostram o destino, mas percorrem o caminho juntos. Pessoas querem ter exemplos para se inspirarem, e um líder inspirador é a essência de uma liderança com clareza, estabilidade e ritmo. A palavra ritmo esta ligada ao exemplo porque um líder inspirador precisa mostrar seus valores, seus conhecimentos e principalmente sua força de trabalho. Dar ritmo a equipe cabe ao líder, mas não adianta fazer com que sua equipe caminhe em um ritmo constante e eficaz se você não faz o mesmo e não lidera pelo exemplo. Quando estamos com o Manche em nossas mãos, o comando, temos que orientar motivar e conduzir a equipe com base no que somos, e esta inspiração precisa ser exemplar.

Por isso que quando falamos de Naturalidade deixamos claro que liderar tem que estar na essência, de dentro para fora, com autoridade. Não adianta ser uma pessoa na frente dos liderados e outra pelas costas, além de deixar de ser o exemplo, vai faltar com a honestidade, e esses erros comuns nas lideranças de hoje as equipes não perdoam. Com o tempo a máscara cai, e a liderança fica ameaçada, simplesmente por que as palavras dizem uma coisa, mas o exemplo diz outra. Lidere pelo exemplo e construa uma equipe de alto desempenho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *