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Vender – é construir uma ponte entre você e o seu cliente, e fazê-lo atravessar para o seu lado.

Em um mercado tão competitivo, muitos vendedores estão naufragando por não conseguir acompanhar a evolução da humanidade. A falta de atualização tem sido um dos principais motivos por não alcançarem sucesso em uma profissional que cada vez mais exige profissionais modernos, diferentes, criativos, e acima de tudo preparados.

O vendedor preparado do século XXI é aquele que sabe construir uma ponte entre as empresas e as pessoas que estão envolvidas em toda a negociação.

Para a construção desta Ponte alguns elementos são essências, são eles:

A– Amizade

P– Planejamento
O– Organização
N– Negociação
T– Técnica
E– Energia

Amizade é construída com um ingrediente mágico em vendas, o relacionamento. Atualmente é fundamental conquistar a confiança de nossos clientes. Se produtos e serviços estão cada vez mais parecidos, o que fará a diferença em uma venda? A amizade através do relacionamento é um excelente caminho para fidelizar seu cliente e vender cada vez mais e melhor.

Planejamento, um vendedor não pode sair de casa sem rumo, sem meta, sem um objetivo muito maior que vender. Tempo e dinheiro são os maiores bem da humanidade, e não podemos brincar de vender, temos que planejar muito bem cada dia nosso de trabalho para não perder estes bens tão valiosos. Defina suas metas e trabalhe com direção, com preparação, e tenha muito bem definido o seu planejamento antes da execução. Acredite, o planejamento é mais importante que a execução. Se planejar bem, a execução será uma consequência positiva deste bom planejamento.

Organização, a era do vendedor que vendia apenas por falar bem acabou. Hoje além de montar um bom planejamento o vendedor precisa ser extremamente organizado e disciplinado. Precisa conhecer muito bem o seu cliente, possuir um cadastro atualizado, que permita explorar vários canais de vendas, atuar como um empresário, conhecer profundamente o seu negócio, e mais do que isso, ter a disciplina necessária para não confundir liberdade com oportunidade, pois estas palavras são muito próximas e perigosas.

Negociar ainda é um dos principais elementos da venda. Porém, o formato de uma negociação tem mudado diariamente. Com a evolução tecnológica do mundo moderno, as informações estão abertas para todos na internet, fazendo com que todas as pessoas possam se preparar bem para uma negociação. O profissional de vendas moderno tem que sair na frente, e antes de qualquer negociação precisa estar mais preparado que a outra pessoa com quem vai negociar. A preparação, e a quantidade e qualidade das informações vai conduzir a negociações eficazes. Negociar é a arte de conduzir uma venda para resultados necessários.

Técnica é sinônimo de segurança. Vender apenas baseado em conceitos de bonito ou feito, ou bom e ruim está ultrapassado. Se hoje vender benefícios é um dos grandes diferenciais, temos que conhecer as características dos produtos e serviços que vendemos. Temos que estudar muito bem cada item que faz parte de nosso mix de ofertas, e de olhos fechados saber muito bem o que estamos falando, transmitir para o cliente a segurança necessária para escolher o seu produto ou serviço ao invés dos concorrentes. Vender melhor quem conhece o que vende.

Energia é igual a amor, e vendedor sem amor não vai muito longe. Aquela ideia antiga que estou como vendedor, mas quando aparecer algo melhor abandonará esta profissão não pode mais existir em um profissional de vendas. Pensamentos assim são negativos, não conduzem a resultados excelentes, não desenvolvem pessoas extraordinárias. Temos que ter energia todo dia, ritmo de trabalho, entusiasmo em tudo que estamos fazendo e vendendo. Apenas desta forma irá conquistar resultados que nunca conquistou, afinal de contas, louco é aquele que quer colher resultados diferentes fazendo a mesma coisa. Melhor ainda é quando desenvolvemos a sinergia, ou seja, você e o seu cliente juntos com o mesmo objetivo.

Vender é uma das artes mais difíceis, mas quando construímos A PONTE, iremos sabiamente trazer o cliente para o nosso lado. Os resultados desta travessia espontânea serão maravilhosos, pois conseguirá aplicar o ganha ganha, ou seja, os dois lados, vendedor e cliente estarão felizes com a conquista alcançada. A Satisfação será mútua, de ambas as partes.

Deixe de ser um simples vendedor e se torne um campeão em vendas. Deixe de ser um vendedor e passe a ser um PPF – Profissional de Pessoas Felizes.

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