O mundo dos negócios traz um caminho de diversos obstáculos àqueles que o escolhem, principalmente no Brasil. Apesar de terem intensa participação na economia do país, os pequenos empreendimentos ainda recebem pouco apoio das iniciativas políticas, por isso é necessário grande determinação dos empresários que buscam o destaque nesse setor, principalmente quando falamos sobre a venda de produtos.
Ao considerarmos as diversas dificuldades que uma empresa passa nos anos iniciais, verificamos o quanto é preciso que alguns aspectos de sua gestão sejam retrabalhados. Elementos como a administração, gestão financeira, equipe e liderança devem ser observados com mais atenção para evitar que uma nova iniciativa seja levada ao colapso, como acontece com cerca de 70% das empresas que fecham as portas com menos de dois anos de criação no Brasil.
Entretanto, uma boa notícia que temos referente a isso é que aos poucos os pequenos empreendimentos têm mostrado a sua força diante do mercado, o que vem encorajando muita gente. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 1985 esse tipo de comércio representava aproximadamente 21% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Já em 2011, essa porcentagem havia subido para 27%.
Para continuar a integrar essa estatística por longos anos, as pequenas empresas estão se reinventando, partindo do princípio de que a modernidade requer novas formas de vender. A proposta é extremamente importante para que os vendedores estejam de mente aberta para absorver o novo e, muitas vezes, esse é um processo que pode ser facilitado com a orientação de profissionais como Rodrigo Ribeiro.