No espaço corporativo, muitas empresas deixam de vivenciar todo o seu potencial produtivo devido à ausência de alguém com as características certas para liderar. Ser um líder é uma tarefa que não implica somente em dar ordens, mas em se tornar um ícone de inspiração para os colaboradores a ponto de fazê-los lutarem pelo seu objetivo.
Para estabelecer a liderança, existem três opções de caminhos a serem seguidos. O primeiro deles é pela liderança autocrática, cujo conceito é baseado no poder demonstrado pelo líder. Por não ser um estilo de liderança que motive a empatia entre líder e colaborador, se torna um modelo funcional apenas por curto prazo.
Já a liderança democrática propõe que líder e colaboradores se unam para compartilhar ideias e desempenhar o trabalho juntos. Pode ser um estilo de liderança muito produtivo, mas é necessário que o líder consiga demonstrar aos colaboradores que não está delegando funções ao solicitar pela participação de cada um.
Por fim, no modelo de liderança liberal, o líder precisa estar disposto a dar um grande voto de confiança à equipe, pois é preciso motivá-la sem que apresente a figura de líder. Esse é um modelo de liderança que pode falhar em circunstâncias nas quais o grupo não tem o envolvimento necessário com os ideais da empresa, por isso é importante apenas estabelecê-lo quando já existe a confiança na maturidade dos colaboradores.
Para saber qual desses tipos de liderança se adequa melhor ao seu modelo de negócio, o ideal é contar com a ajuda de um profissional em vendas experiente, como Rodrigo Ribeiro. A partir de palestras, treinamentos, workshops e cursos, Rodrigo explica aos alunos a forma como exercer uma liderança inspiradora e alcançar o sucesso.