Dicas para proteger seu pequeno comércio na crise

Diante de toda a preocupação que os casos do novo coronavírus (COVID-19) têm causado no país, os pequenos e microempresários se encontram em situação de grande preocupação com relação às vendas, que têm diminuído em diversos setores. Apesar disso, é preciso lembrar que, mesmo que o consumo da população tenha sido reduzido, ele não cessou. Ou seja, com as estratégias corretas, é possível preservar seu negócio, mesmo diante da crise.

Em alguns tipos de comércio, a prática de vendas on-line, apesar de eficiente, exige também procedimentos para manter a segurança financeira do empresário. Um desses cuidados deve ser um ajuste na produção. É natural que, diante das atuais circunstâncias, o número de vendas diminua na maioria dos setores, por isso é preciso realizar um novo cálculo para verificar quanto será necessário produzir para atender ao novo número de clientes. Essa é uma medida essencial para evitar o prejuízo nos negócios.

Se você trabalha com fornecedores, esse também é o momento de rever contratos firmados e propor mudanças que sejam vantajosas para ambos. Sem a revisão dos contratos, o empresário se vê obrigado a despender os mesmos valores que costumava investir em material sem ter o mesmo retorno financeiro. Além disso, com o comércio de portas fechadas, os contratos de aluguel de imóveis também podem ter nova negociação.

Por fim, se manter atento às informações que são divulgadas é essencial para não perder oportunidades de auxílio. O governo do estado de São Paulo, por exemplo, já anunciou que serão repassados cerca de R$ 150 milhões para o auxílio dos microempreendedores individuais (MEI), mas é importante também ficar atento às possibilidades que as prefeituras podem propor em cada cidade.

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