Eu sempre tive a percepção que a busca constante de resultados tem sido algo desenfreado sem um planejamento bem definido e a falta exponencial de um alinhamento estratégico que possa atingir os objetivos previamente definidos.
Nos últimos dois anos, diante do cenário econômico e politico de nosso país, esta percepção aumentou em muito.
Palestrando por todo o Brasil, está muito claro que as empresas não estão conseguindo criar estratégias para atingirem suas metas, e infelizmente estou presenciando corporações com décadas de existência sucumbirem diante dos novos desafios que tanto a indústria, quanto o varejo estão enfrentando.
Afinal de contas, o que fazer para vencermos nossas metas e crescer em um país com tanta instabilidade?
Não existe uma fórmula mágica, o que existe sim é muito “trabalho diferenciado” e principalmente a capacidade de se “reinventar” com novas estratégias e experiências que façam o consumidor definir suas escolhas.
Para isso, estou convicto e compartilho com todos os quatro passos fundamentais para o cumprimento de nossas metas e a conclusão dos resultados satisfatórios para a sobrevivência neste novo modelo de vida que estamos presenciando.
1 – Conhecimento
Estamos vivendo na era digital. Nesta era uma das palavras mais fortes é a especialização. Ninguém mais aceita profissionais mais ou menos, queremos ser atendidos por especialistas. Diante deste cenário o verbo estudar cada vez mais deverá estar presente na vida de todos nós. Precisamos buscar novos conhecimentos e a atualização constante para seguir em frente neste mundo conectado.
2 – Planejamento
Teremos que ter muito claro o passo a passo de aonde queremos chegar. E para isso um planejamento muito bem definido precisa ser construído. Além disso, um propósito deve ser a base sólida para manter vivo este plano. Pois é certo, ainda iremos enfrentar em 2018 muitos momentos de incertezas, portanto, é fundamental ter a execução do planejamento como prioridade no dia a dia. Mas, alerto: Um bom planejamento não pode ser engessado, precisa sempre se moldar as variações que estamos expostos diante de todos os atuais acontecimentos.
3 – Estratégias
De agora em diante a teoria de Darwin passa a fazer parte do cotidiano. Irão vencer os mais rápidos, e não os mais fortes. O que eu quero dizer com isso? Que estratégias terão que ser inovadoras e rápidas. Não adianta mais querer atingir metas com estratégias do século passado. A transformação da economia mundial tem exigido de cada um de nós uma velocidade de adaptação muito maior. Para isso, reforço, estratégia e inovação precisam estar de mãos dadas. Mais do que nunca a palavra criatividade assume um papel de protagonismo no corporativismo moderno. As empresas precisam fazer uma rápida leitura das necessidades de seus clientes, e de maneira criativa e inovadora solucionar esta demanda.
4 – Disciplina
Para tudo isso acontecer em perfeita harmonia, teremos que ser pessoas mais disciplinadas. Não adianta mais ser disciplinado de vez em quando, terá que virar hábito em nossas vidas, e a partir da incorporação desta nova cultura, fazer virar comportamento diário em todas as nossas atividades. O verbo agir é o mais forte neste momento, porque na verdade só não vale ficarmos parados.
Portanto, concluo que a comemoração por ter atingido uma meta pessoal ou profissional só será possível se colocarmos em prática esses quatro passos vitais para nosso crescimento e realização de todos os nossos projetos.
Rodrigo Ribeiro
Escritor e Palestrante
Autor da Palestra A Meta – O Princípio Básico para a evolução