Pare tudo o que está fazendo. Neste momento eu convido você a fazer uma reflexão e pensar nesta afirmação: “Eu sou vendedor”.
Sinceramente, quantas vezes você já ouviu esta expressão?
Ser vendedor em nosso país é uma casualidade. Na maioria das vezes por causa de uma necessidade financeira, ou por alguma oportunidade até mesmo inesperada. A verdade é: Enquanto menos você espera já está vendendo alguma coisa.
Diferente de outros profissionais que estudam e se formam, e depois começam a exercerem suas atividades por formação. Exemplo: médicos, advogados, engenheiros, etc. Vendedor não se forma, vendedor se torna.
Infelizmente em nosso país, e até em alguns outros que Eu conheço, vendedor é obra do acaso, do destino, ou, como alguns acreditam, vocação. Não são profissionais por capacitação, e sim por necessidade momentânea, porém, muitos sem se darem conta se apaixonam por vendas e desenvolvem suas carreiras na nobre arte de vender.
Que pena! Na verdade, que perigo para todas as empresas que existem.
Vendas é uma arte, vender é para profissionais, vender requer preparação.
Poucos empresários se dão conta que vendas é o coração da empresa. São vendas que impulsionam todo o sangue que percorre pelo corpo organizacional. Sem vendas, não existe empresa. Eu sei, parece um clichê, mas é a pura verdade. Vamos imaginar que a partir de amanhã sua empresa pare totalmente de vender. O que acontece? Falência múltipla de órgãos, ou de maneira bem simples, morre!
Algumas empresas percebem isso tarde demais, e quando se dão conta enchem seus setores comerciais com pessoas sem capacitação, sem propósito e principalmente sem compromisso com a principal meta que toda organização possui: Faturamento.
Mas, o faturamento é construído pelos profissionais de suas áreas comerciais, que ao longo dos anos eu vi serem batizados por vários nomes: consultores, facilitadores, apoiadores, representantes, mas por de trás de todos estes nomes que os gênios do marketing desenvolveram existe apenas um para defini-los: Vendedores!
Então, reforçando o título desta importante pauta, porque capacitar os profissionais de vendas?
A resposta é o mais simples possível, porém lógica: Ou você possui uma equipe de vendas treinada e capacitada para cumprir seu verdadeiro papel, que é superar todos os dias as metas de faturamento de sua empresa, ou prepare-se para conhecer os trâmites jurídicos de uma empresa que caminha para a falência.
O citado acima são palavras fortes, mas preciso dizer isso de maneira bem clara, afinal de contas empresas com vendedores DDD – Despreparados, desmotivados e descomprometidos só tem um caminho, e na maioria das vezes sem volta, a ruína.
Um profissional de vendas não pode mais usar aquelas antigas técnicas do passado, ou simplesmente, falar muito e ouvir pouco. Na atualidade o cliente possui uma gama de informações muito grandes. Sendo assim um vendedor precisa sempre estar um passo a frente do cliente, com atualizações constantes e uma prestação de serviço exclusiva para cada atendimento que realiza.
Desta maneira ele vai fazer o cliente vivenciar uma das palavras mais citadas no cotidiano do mundo corporativo, uma experiência única.
Mas, o mesmo vendedor que causa experiências positivas, também geram experiências negativas, por causa disso que o tema deste artigo é muito oportuno, treine sua equipe de vendas para gerar para o seu cliente uma experiência positivamente inesquecível.
Então, antes que comece a marchar para um caminho desastroso, a dica do artigo é bem oportuna:
– Capacite sua equipe de vendas, faça deles verdadeiros profissionais na arte de vender, que possam realmente entender as características, vantagens e benefícios dos produtos ou serviços que vendem. Desta forma cada vez mais você terá uma empresa forte, bem sucedida, e principalmente com metas superadas mensalmente.
Vendas é a locomotiva de toda a empresa, e precisa de profissionais que seja perito na arte de vender e encantar as pessoas.